TURISTA PROTEGIDO

Selo reconhecerá estabelecimentos turísticos que seguem boas práticas contra a Covid-19

OMinistério do Turismo (MTur) lançou o selo “Turista Protegido”. A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenada pelo MTur, a fim de minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades.

O programa busca chancelar as atividades turísticas que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, protocolos de segurança sanitária para prevenção da Covid-19. Inicialmente, estão previstos 16 protocolos de boas práticas, que buscarão ser segmentados de acordo com as especificidades de cada um dos setores atendidos, como meios de hospedagem, agências de turismo, locadoras de veículos, transportadoras, parques temáticos, casas de espetáculo e guias de turismo. A orientação para cada categoria será divulgada nos próximos dias.

O selo estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Os estabelecimentos precisam estar cientes e orientar os turistas sobre como cumprir as precauções básicas de prevenção ao novo coronavírus, incluindo os procedimentos básicos de assepsia, monitoramento diário para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar, cumprimento as orientações do Ministério da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos.

“Essa política do Ministério do Turismo está alinhada às melhores práticas globais e é mais uma ação da Pasta de olho na retomada da atividade turística em todo o País. Vamos sair na frente e assegurar que os anseios do turista por uma viagem mais segura seja atendido".

O Ministério do Turismo integra o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus (COE-nCoV) do Governo Federal. O COE, que é coordenado pelo Ministério da Saúde, foi criado para acompanhar e definir estratégias para enfrentar o coronavírus no Brasil.

O MTur está em permanente contato com representantes do setor turístico para detalhar as ações do Governo Federal e promover ações unificadas e imediatas em relação à pandemia de coronavírus. A interlocução busca, ainda, ratificar os esforços da Pasta para mitigar o impacto em todos os segmentos, com soluções de apoio ao setor neste momento de adversidade, e a manutenção da geração de emprego e renda no Brasil.

Visando esclarecer dúvidas dos segmentos turísticos e dos viajantes sobre as medidas que vêm sendo adotadas para conter a pandemia, bem como as principais recomendações de prevenção, o Ministério do Turismo produziu um manual com as principais informações e orientações para dirimir eventuais questionamentos.

Acesse AQUI o manual na íntegra. Compartilhe também. A informação é parte essencial da prevenção.

Se você tem alguma dúvida sobre a doença, acesse ainda o site do Ministério da Saúde.

Com esta medida, o MTur pretende qualificar o setor turístico com informação sobre as medidas de higiene e limpeza adotadas pelos estabelecimentos e, também, promover o País como um destino turístico protegido e preocupado em oferecer cuidados aos seus visitantes nacionais e internacionais.

Shalom Turismo Paraty

CNPJ 29.326.781/0001-90

Endereço : Avenida Roberto Silveira, 653 - Sala 02 - Centro.

Tel: +5524 3371-7598 / +552499848-5979 /               +552499930-1885 / +552499982-9332

Nossos passeios saem diariamente às 11h

  • Facebook
  • Instagram
whatsapp-logo-4.png

© 2019 by Shalom Agência de Turismo e Receptivo.
Proudly created with Andréa Arruda